Gestão das Entregas
Quais as Etapas da Gestão das Entregas?
- por Emílio Saad Neto
- 25/12/2014

O processo de entrega é o mais importante em empresas que as fazem. É a conclusão da venda para o cliente e, mesmo que tudo tenha ocorrido com sucesso anteriormente, se a entrega falhar ou atrasar, seu cliente fatalmente ficará insatisfeito. Por isto a importância em mapear todas as etapas do processo de gestão das entregas e garantir que existe soberania na gestão de cada passo.
Existem alguns pré-requisitos (diretrizes) para uma boa gestão:
- Identificar horários de corte dos pedidos
- Identificar prazos de atendimento por área ou faixa de distância
- Identificar limites de tempo máximo de execução das cargas
- Identificar clientes especiais que precisam de atendimento diferenciado
- Identificar e qualificar a frota de veículos, estabelecendo capacidades de peso, cubagem e quantidade de entregas
- Identificar claramente e corretamente a localização de entrega de cada cliente
- Diariamente, agrupar os pedidos em cargas
- Respeitar o prazo máximo de entrega dos pedidos
- Definir o veículo, condutor e ajudante da carga
- Estabelecer a sequência de entrega (dado essencial para logística)
- Utilizar de forma plena a frota, sem exceder nem sub-utilizar a capacidade
- Agrupar pedidos com localização semelhante
- Estimar tempo total de execução para não exceder limite pré-estabelecido
- Alocar clientes especiais ou com janela de entrega estrategicamente
- Prever serviços extras como coletas, paradas, reentregas, etc
- Prever questões geográficas (trânsito, balsas, pedágios, etc)
- Carregar o veículo na ordem reversa de entrega
- Fornecer ao condutor e ajudante (se houver) dados necessários para execução da carga
- Monitorar se o planejamento está sendo seguido
- Identificar e tratar desvios do planejamento
- Conferir resultado final da carga no seu retorno
- Tratar reentregas (entregas que ficaram pendentes)
- Gerir a jornada de trabalho dos condutores, tratando horários extras e folgas para compensações
- Gerir a produtividade dos condutores, estabelecendo metas e premiações
- Gerir o consumo de combustível por veículo e condutor, estabelecendo metas e premiações
- Gestão da manutenção da frota ***
- Gestão de riscos e seguros das cargas e da frota ***
Percebemos que a gestão das entregas é um conjunto extenso de processos. Além disto, algums passos são trabalhosos e minuciosos. Sem ferramentas para apoiar esta gestão, falhas ocorrem, problemas surgem e o pior: a qualidade das entregas caem, deixando os seus clientes insatisfeitos, atrapalhando o setor comercial da sua empresa.
"sem ferramentas para apoiar esta gestão, falhas ocorrem, problemas surgem e ... a qualidade das entregas caem"
O Fusiontrak possui funcionalidades para automatizar ou auxiliar cada etapa do processo de gestão de entregas (exceto ***). Como exemplos, temos:
- Roteirização e formação de cargas automaticas
- Relatório de Embarque das mercadorias considerando a ordem inversa de entregas
- Aplicativo Mobile para motorista com funcionalidades on-line (em tempo real)
- Dados completos de cada entrega, como ordem de entrega, endereço, NF, itens da NF, volumes a entregar, títulos a receber, vendedor, dados completos do cliente
- Integração com o Google Navigator (GPS com guia por voz) para locais de cada entrega
- Envio de DANFE e XML da NFe da entrega por e-mail para o cliente no ato da entrega
- Caixa de despesas e recebimentos
- Conferência dos volumes de cada entrega por código de barras
- Envio e recebimento de mensagens para a central
- Re-roteirização durante a execução da carga pela central (modificação do plano durante execução)
- Envio de status das entregas (realizada, devolvida, adiada, pendente)
- Envio alertas e eventos (parada não programada, abastecimentos, quebras, etc)
- Geomonitoramento das entregas
- Relatórios de produtividade dos condutores
- Relatório de consumo médio dos condutores
- Relatório de Jornada de trabalho dos condutores
- Controle de reentrega
- Controle de fechamento da carga
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